sábado, 9 de julho de 2011

Dia Mundial de Combate às drogas



No dia 26 de junho foi instituido pela ONU como o Dia Mundial de Combate à Drogas.
Em uma sociedade como a nossa cheia de "novidades" a oferecer, com as drogas cada vez mais presente na vida de todos, e não se pode dizer aqui não, comigo não, jamais!!!
 Pode-se dizer que em nossa realidade os adolescentes iniciam no mundo das drogas por volta dos 13/14 anos, porque muitos nesta idade já começam a pescar e nesta vida tão precoce já conhecem o álcool, e também a maconha pois ficam dias em alto mar e usam essas drogas muitas vezes por influência dos mais velhos, pois não se não, estão fora do "grupo". Outros conhecem o álcool em casa mesmo, pois seus pais usam e eles mesmo vão aos bares comprar.
Na minha pesquisa do ano passado comprovei esses relatos  e também que o  número de adolescentes na idade escolar que fazem uso do álcool aumentou consideravelmente. 
Sem falar  no cigarro que nem se pode mais contar porque muito se faz propaganda e chega-se a esquecer que é uma droga tão perigosa quanto as outras.
Já temos também o consumo de cocaína que alguns poucos anos atras nem pensávamos que ia chegar à nossa vila. 
O número de roubos na nossa comunidade mudou para objetos como televisão, dvd, celulares, o que antes tinhamos o famoso ladrão de galinha do quintal do vizinho.
 As drogas também aumentou com o números de gravidez na adolescência e DSTs. 
O nosso objetivo aqui é levar chances de promover prevenção e orientação dos perigos das drogas.
Como convivemos bem de perto com a nossa população podemos oferecer palestras no posto, nas escolas, nas igrejas, nos centros comunitários, etc.
O que poder ser feito por nossa equipe para prevenir as drogas será feito, ess perigo têm que ser afastado de nossa comunidade. 
DIGA NÃO ÀS DROGAS, SUA VIDA É IMPORTANTE 

Atendimento de crianças - pesagem mensal

Nesta sexta feira dia 08 de julho foi o dia de mais atendimento de pesagem infantil para fazermos o controle nutricional evitando o baixo peso, a desnutrição e também a obesidade.
Mostramos a chegadas de mães ao posto. 
Todas primeiras sexta-feira do mês é realizada regurlamente pesagem de uma microárea, este dia era a pesagem das crianças dos ACS Ronildo e Heloísa, mas o trabalho é realizado por toda equipe.



Ronildo, Carmem e Dionéia


Nas fotos mostramos os ACS Ronildo, Dionéia e Carmen  registrando  nos livros a pesagem, altura e IMC. As carteirinhas de vacinas são supervisionadas e encaminhadas para a imunização, ou então se necessário para consulta médica ou de enfermagem.  
Sandro
Presenças dos pais






Agora contamos com o atendimento do nutricionista Sandro, que com sua ajuda podemos controlar a alimentação das crianças. Mais companheiro para seguir em nossa jornada de prevenção à saúde da comunidade Jubiense.
Sandro faz o acompanhamento não só das crianças de baixo peso e desnutridas, mas também da alimentação de todo núcleo familiar que só desta forma podemos atingir a meta principal de promoção de saúde.



Outra meta alcançada com muita garra é a presença dos pais levando seus filhos ao posto, função que só era executada pelas mães. Os homens estão sentiondo a sua importância na estrutura familiar, que devem participar mais ativamente na saúde de seus filhos e consequentemente da família.