sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE


Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente
Tem sempre alguém esperando sua doação.
Não cruze os braços para esse problema.

      Como doar sangue?
Se dirija a um hemocentro em sua cidade.
Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação.
Não existe nada que substitua o sangue.
A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.
Em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue, mas uma adulta tem em média cinco litros de sangue.
É pouco para você e muito para quem precisa!
Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue.

Condições básicas para doar sangue:
Candidatos:
- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;
- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.
- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos.
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
Recomendações para o dia da doação:
Nunca vá doar sangue em jejum;
Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; 
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; 
Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação; 
Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.
Quem não pode doar?
Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; 
Mulheres grávidas ou amamentando; 
Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; 
Usuários de drogas; 
Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
O que acontece depois da doação?
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue.
Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo.
Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.
Onde doar?
Você pode doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado.
As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis.
Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.
Aqui no para o HEMOPA (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará), com direção da Dra. Maria de Fátima Pongo Montoril, se localiza:
Trav. Padre Eutiquio, nº 2109
Bairro Batista Campos
CEP: 66033-000 - Belém/PA
Fone/Fax: (91) 3242-6905
3225-2404
Informações colhidas da pagina do Ministério da Saúde:http:
//portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=27519&janela=1 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CONTROLE MENSAL

 Mais uma vez fizemos o controle antopométrico das crianças de 0 a 10 anos, desta vez no mês de agosto. Cujo grande objetivo é combater o baixo peso, a sub-nutrição a desnutrição, e ajudando a comunidade com orientação de nutrição e prevenção de doenças.
 

Fórum Nacional de Ratificação do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasi

 Os participantes do Fórum Nacional de Ratificação do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil, realizado em Brasília no período de 18 a 19 de agosto de 2011, conseguiram que fosse aprovada uma declaração brasileira para a prevenção e controle das doenças e agravos crônicos não transmissíveis, com o aval da Presidência da República.
Abaixo cito alguns itens desta declaração:
Considerando:
  1. Que as doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas, principais Doenças Crônicas Não-Transmissíveis – DCNT - no Brasil, têm gerado um elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, alto grau de limitação das pessoas em suas atividades de trabalho e de lazer, além de ocasionar impactos econômicos negativos para famílias, comunidades e a sociedade em geral, resultando no agravamento das iniquidades sociais e da pobreza.
  2. Que as DCNT constituem o problema de saúde de maior magnitude e respondem por cerca de 70% das causas de mortes no Brasil, com destaque para as doenças cardiovasculares (30%) e o câncer (15,6%), atingindo principalmente a população de baixa escolaridade e baixa renda, além de grupos vulneráveis tais como os idosos.
  3. Que o uso do tabaco, a falta de uma alimentação saudável, a inatividade física e o consumo nocivo de álcool, principais fatores de risco evitáveis de DCNT, contribuem de maneira importante para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade, a elevada prevalência de hipertensão arterial e os altos níveis de colesterol.
Você pode obter mais informações sobre o assunto, procure no site:http://www.diabetes.org.br/
As Dras.Hermelinda Pedrosa,Adriana Forti e Ione Fuchs representaram a SBD,a SBEM e a ADJ . A Dra. Maria Ines Schmidt deu importante contribuição na elaboração do documento. A Coordenação do Plano é conduzida pelos Drs Debora Malta, Otaliba Libânio de Morais e Jarbas Barbosa da Silva, todos da Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PESAGEM DE IDOSOS MÊS JULHO 2011

Nossos pacientes compareceram no mês de julho mesmo com as férias, como sempre fizemos pesagem, consultas médica e de enfermagem . Aprazamos consulta com nutricionista, fisioterapeuta e com psicólogo.
Este atendimento é impresindível para a prevenção e avaliação de nossos clientes.
 

sábado, 13 de agosto de 2011

2a ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL

EQUIPE DA VILA DE JUBIM
Nossa segunda etapa da campanha de vacinação infatil teve início no dia 3 de agosto de 2011, na Vila de Monsarás, sendo que as outras vilas de nossa equipe já receberam a presença de nossa equipe durante todos estes dias, a seguir algumas fotos de nosso trabalho.
 



IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO


A amamentação proporcionar ao recém-nascidos o alimento ideal para seu crescimento e desenvolvimento saudável. É recomendável que os bebês recebam durante os primeiros seis meses de idade exclusivamente o leite materno.
Deve-se iniciar a amamentação logo após o nascimento da criança, ela deve ser exclusiva, ou seja, a amamentação deve ser recebida sem nenhum outro alimento como mingaus ou líquido, até mesmo a água.
O bebê deve mamar toda hora que desejar, pois com o tempo ele irá organizar seu horário de acordo com suas necessidades.
É importante que não se ofereça ao bebê mamadeiras e chupetas.
As vantagens do leite materno é que ele é um alimento natural. Fornecendo toda energia e nutrientes que o recém-nascido precisa nos seus primeiros meses de vida.
Protegendo de doenças como diarréia e ajudando na recuperação dessas enfermidades.