segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Círio da Vila de Jubim









Neste último final de semana, dia 23, aqui na Vila de Jubim realizamos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
A população da vila acompanhou com muita fé toda a procissão que foi seguida pela missa e com as famílias comemorando em suas casas, uma reunião familiar.
No dia 21, na sexta feira tivemos o círio rodoviário, vindo de salvaterra. Já no dia 22 à noite a transladação vindo da igreja da praça até a capelinha da praia de onde saiu a procissão no dia 23, ontem no domingo.




terça-feira, 18 de outubro de 2011

O QUE É MEDICINA PARA MIM?

Sei lá tudo surgiu certa manhã, há 30 anos quando acordei e pensei é isso que quero! Desde esse momento me esforcei para por tudo em prática, pensei vai ser difícil, mas vou conseguir, e consegui! Após esse esforço, de 24 anos, agora me vejo fazendo o que sempre quis "A MEDICINA"!
Puxa! Para mim não é difícil definir o que é medicina, é acordar cedo e fazer o que sempre quis é acordar alegre, dizer bom dia quando entro no posto e vejo todos aqueles rostos se direcionando para mim, como que dizendo "Ela chegou", entro e sento em minha cadeira e faço da melhor maneira possível aquilo que sempre amei, mas na verdade não fico sempre sentada , ando, converso com todos, digo bom dia aos meus companheiros de trabalho, e quando atendo aos pacientes muitas vezes só converso, sim porque algumas pessoas vão ali só para isso, para ter um simples conselho ou que alguém as escute e saem de lá satisfeitas, pois vejo isso em seus olhos.
Medicina para mim é andar nas casas das pessoas de minha comunidade e ver sorrisos e cafezinhos à mesa me esperando, nessas andanças às vezes a pé ou na nossa ambulância ou no meu carro e com um motorista que sempre está ao meu lado a 18 anos me apoiando em tudo, um amigo, conselheiro, namorado e marido, que aqui dedico um agradecimento.
Oh! Meu querido Deus, obrigado por você me levar com toda a sua sabedoria a este caminho!
Um pensamento que sempre levo comigo:
"O médico verdadeiro é isto:
Não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto... O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado e achar-se fatigado ou por ser alta à noite, mal o caminho e o tempo, ficar perto ou longe do morro; o que, sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro - esse não é médico, é negociante da medicina, que trabalha para recolher capitais juros dos gastos da formatura. " Bezerra de Menezes
(Médico dos Pobres)

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia das Crianças no PSF Jubim

A comemoração do dia das crianças no posto do Junbim foi realizado neste último dia 14/10/2011.
Neste dia com apresença em massa das nossas crianças, de seus responsáveis, de toda turma do PSF Jubim caracterizados de palhacinhos e participação da Secretária de Saúde Maria José Araújo.
Foi um dia maravilhoso para as crianças e para nossa equipe que pode proporcionar esse dia tão especial.
 
O dia  foi repleto de brincadeiras, doces, pipocas, brindes, lanches alem do teatrinho de fantoches, e das palhaçadas e brincadeiras com as crianças, que se espalhavam por todo a área do posto.  
Vejam algumas fotos e outras na galeria.  

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia Nacional de Combate à Obesidade


A obesidade é uma doença crônica que leva ao aumento do peso devido ao grande acúmulo de gordura corporal . E se chegar a um nível bastante elevado poderá comprometer a saúde do indivíduo provocando doenças.
A obesidade pode ser causada por uma série de fatores entre eles:
1-Geneticamente, ou seja, adquirida de familiares
2-Pela grande ingestão de alimentos
3-Quando o indivíduo gasta pouca energia, é sedentário
4-Outras incapacidades de queimar ou de produzir mais gordura no corpo 
5-Entre outras causas
Na nossa sociedade nos alimentamos mal e de maneira incorreta, o grande consumo de sanduíches, hambúrguer, do certo almoço rápido, faz com que o número de pessoas com excesso de peso tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos.
 Segundo o Ministério da Saúde os dados de 2010 teve um aumento de forma muito progressiva, como vemos na tabela abaixo:

Pessoa com Obesidade no Brasil no período de 2006-2010
Adultos
Adolescentes
Homens
Mulheres
Homens
Mulheres
52,1%
44,3%
5,9%
4%

Pessoa com Obesidade no Brasil no período de 2006-2010
5 a 9 anos
Excesso de peso
Obesidade
33,5% e 14,3%
33,5% e 14,3%


Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, é preciso orientar a população sobre as conseqüências da obesidade e a importância de prevenir o aparecimento precoce de doenças decorrentes do excesso de peso.“Os índices são alarmantes, e nós precisamos frear o avanço da obesidade ente a população". 
O  excesso de peso tem que ser diagnosticado e tratado imediatamente, ou seja, o mais cedo possível, para que as medidas para tratamento sejam logo tomadas. A primeira medida é a mudança dos hábitos de vida, a o indivíduo deverá ter uma dieta saudável e práticar com regularidade uma atividade física.
Como o nosso objetivo na Estratégia de Saúde da família é prevenção fazemos todo mês a pesagem de crianças, adolescentes, adultos, com o atendimento médico, de enfermagem e do nutricionista.
Realizamos pesagem, medida de altura, IMC, além disso medida da cintura abdominal no caso dos adultos jovens e idosos, e também medida da glicemia. 
Trabalho realizado pel a Drª Fátima Monteiro, Enfª Maura, Nutricionista Sandro, Psicólogo Zoênio, Aux. Enfª Patrícia, ACS enfim por toda nossa equipe.
Com isso prevenindo e tratando doenças como: diabetes; hipertensão arterial;  arteriosclerose; aumento colesterol e do triglicerídeos;   derrame cerebral; entre outras.

A medida da massa corpórea (IMC) é medida da seguinte maneira com a fórmula:
IMC= Peso Kg/Altura m2 

Peso dividido pela altura ao quadrado  É considerado obeso aquele que tiver IMC igual ou maior que 30 Kg/m², com risco de morbidades variando de moderado a muito grave, de acordo com cada caso. 
Mas pacientes com IMC acima de 25 Kg/m² já devem ficar atentos à balança e procurar ajuda médica, pois os riscos já começam a aumentar nesta faixa.

Para ficar mais simples.

Exemplo:    Peso 80 Kg
                    Altura 1,60
             
         80_  _  =          80_  _= 31,25  
1,60 x 1,60            2,56
    
Então este indivíduo já tem obesidade e em nosso PSF é encaminhado a equipe multidisciplinar para acompanhamento e ou tratamento após este diagnóstico.              
               
   Precisamos frear o avanço da obesidade entre a população.  

domingo, 9 de outubro de 2011

Círio de Nossa Senhora de Nazaré


Hoje dia 09 de outubro aqui no Pará o Círio de N.Srª de Nazaré está nos unindo pela fé e pelo amor.
Temos uma emoção, uma infinita sensaçãõ de do amor do nosso pai Jesus atravez de sua mãe.
As palavras são poucas para transmitir minha emoção e entre as lágrimas posso assistir ao círio em Belém de pela internet, pela TV Fundação Nazaré.
Posso ver 2 milhões de pessoas seguindo em sua fé.
Que a nossa Senhora possa transformar nossa vida com amor.