quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1ª de Dezembro - Dia Mundial de combate à AIDS

A  ONU ( Organização das Nações Unidas ), decidiu que 1º de dezembro seria o Dia Mundial de Combate à AIDS em outubro de 1987, mas no Brasil, mas o Ministério da Saúde só passou a comemorar essa data em 1988.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para que seja lembrado o combate à doença e com isso as pessoas tomem consciência de como é importante a prevenção, e que as pessoas possam compreender a doença e que as tornem mais tolerantres e com as pessoas infectadas.
No PSF Vila de Jubim já realizamos o teste de HIV, na rotina de atendimento do pré-natal. Mas nessa semana abrimos eesse leque de atendimento para toda a comunidade. Fizemos chamados pela rádio, cartaz na escola da vila, orientação atravez dos agentes comunitários de saúde, e de toda a equipe.
Esse atendimento iniciou dia 28 de novembro e se estenderá por todo mês de dezembro.
No dia 1º teremos palestras, entrega de folhetos enformativos, além de coleta de material.
 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Doe sangue, salve uma VIDA!!!

Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente. Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema.
"AJUDAR TÁ NO SANGUE"
Se dirija a um hemocentro em sua cidade. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas.
Em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue, mas uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue no corpo. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.
Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue.
Quando a maioria das pessoas vão doar sangue? Quando alguém da famíla precisa ou algum amigo, mas pense que esse primeiro ato poderá ser valorizado pra sempre e você pode voltar sempre porque alguém estará esperando por você.
O que dá medo em você em pensar na doação de sangue, a agulha, ou o medo de pegar uma doença? Pense primeiro que está salvando uma vida .

“Nosso banco precisa de seu depósito. Invista na vida. Doe sangue"
Este é o tema da campanha em homenagem ao doador de sangue que o Hemopa deu início ontem (21/11/2011) e se estenderá até o próximo sábado (26). O primeiro dia de mobilização contabilizou 436 comparecimentos e 375 doações de sangue, superando a meta de 300 doações/dia.
Fachada do HEMOPA



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aja Pelo Diabetes. Agora.

Paletras com a Drª Fátima Monteiro e com o Nutricionista Sandro Vilaça, sobre diabetes mellitus, mostrando os sinais de alerta,, seu perigo, a importância do estado nutricional, além da coleta de glicemia pela Tec. de Enfª Patrícia Penante, ajuda da equipe, Érica Oliveira, Vanda Penante, Maria do Carmo, Heloisa Tavares, Joaquim Bastos, Ronivaldo.
Foi servido um lanche e entrega de panfletos a comunidade.
Obrigados a todos pela colaboração.







domingo, 20 de novembro de 2011

Você sabe por que dia 20 de novembro é o dia da consciência negra?


No dia 10 deste mês, a presidente Dilma Rousseff, assinou a lei 12.519, que decretou o dia 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Esse dia  sempre é lembrado pelos movimentos sociais do Brasil , foi oficialmente instituídao .
Zumbi dos palmares morreu nesse dia e foi um grande homem que sempre lutou por um mundo justo de igualdade, entre as raças, onde sempre será lembrado como um símbulo da resistência negra contra a escravidão. 
No município de União de Palmares, no interior de Maceió, o  negro Zumbi , também chamado por todos de Ganga Zumba,  lutava para defender a liberdade de uma raça. No dia 20 de novembro de 1695, foi assassinado no Quilombo dos Palmares e, na Serra da Barriga, e por esse motivo foi criada a República Livre dos Palmares.
De acordo com o Censo do IBGE de 2010 a população negra brasileira é de cerca de  7,6% , ou seja, são 15 milhões de pessoas.
Nossos jovens afrodescendentes também são em grande número. Sendo que cerca de 24 milhões de jovens afrodescendentes vivem na América Latina.

Zumbi é considerado o herói da raça negra do Brasil e do povo brasileiro, transformando-se no grande ícone da força negra. A comemoração desta data é importante para ecoar em todo país o grito de liberdade, justiça, cidadania e inclusão social. Todos deveriam refletir sobre a consciência negra e a melhor forma é valorizando nossa cultura. É importante priorizar a eliminação da inferiorização do negro diante da sociedade. Neste dia de comemoração é feriado em mais de 225 municípios, segundo a Secretaria Especial de Política de Promoção de Igualdade Racial.
Publicado por Monica Buonfiglio (Monica Buonfiglio-Terra-canal esotérico)
Entre quarta-feira (16) e sábado (19), foi realizado em Salvador, capital da Bahia, o Afro XXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes.
O encontro, que contou com a presença de Dilma, reuniu representantes de países sul-americanos, caribenhos e africanos para debater e aprovar a Declaração de Salvador. O documento contém diretrizes para o combate ao racismo e ações afirmativas de reparação para as populações afrodescendentes.
publicado em 20/11/2011 às 06h04 (portal r7.com)
"Nosso país cheio de negros e com uma consciência ainda hoje de um racismo velado" Drª Fátima Monteiro
Negra, médica, 46 anos e consciente disto.

domingo, 6 de novembro de 2011

Aja Pelo Diabetes. Agora.

2011 é o terceiro ano da campanha Diabetes: Educar Para Prevenir, escolhida para o período 2009-2013.

Este ano é um marco para os mais de 300 milhões de pacientes com diabetes. Com a primeira Reunião Geral das Nações Unidas que abordará as Doenças Silenciosas, em setembro, o Dia Mundial do Diabetes fornecerá a base para as decisões e os resultados provenientes dessa ação. O Dia Mundial do Diabetes também dará um incentivo e inspiração para a comunidade de diabetes no Diabetes World Congress, que acontece em dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O slogan escolhido para a campanha deste ano é: Aja Pelo Diabetes. Agora.

Onde é Celebrado?

O Dia Mundial do Diabetes é divulgado em todo o mundo em mais de 160 países e territórios.

No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Todos os anos, recebemos fotos, vídeos, cartazes, material de iniciativas promovidas de Norte a Sul do Brasil. Cada local usa os recursos disponíveis para disseminar informações importantes para ajudar a controlar e prevenir o diabetes, além de educar a população em geral.

Os objetivos para este ano são:

- Encorajar os governos a programar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações;
- Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações;
- Explicar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações;
- Chamar a para os sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce;
- Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2;
- Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

Como Participar?

A comunidade global do diabetes, incluindo a SBD, associações e organizações de diabetes, ONGs, secretarias de saúde, sociedade civil, pacientes, população em geral e empresas têm desenvolvido uma extensa gama de atividades, adaptadas a uma variedade de grupos. Isso inclui:

- Participação em programas de rádio e televisão;
- Promoção de eventos desportivos;
- Eventos gratuitos sobre o diabetes e suas complicações;
- Reuniões de informação pública;
- Campanhas de cartazes e folhetos;
- Workshops e exposições;
- Reportagens e artigos em jornais e revistas;
- Eventos para crianças e adolescentes;
- Iluminação de monumentos;
- Círculos azuis humanos.

Programação da Semana do Diabetes no Posto de Estratégia da Família da Vila de Jubim 2011


Semana do Diabetes no Posto de Estratégia da Família da Vila de Jubim 2011
No dia 14 de novembro, com início às 7:00 hs, a Unidade de ESF da Vila de Jubim, em Salvaterra (Ilha do Marajó), no estado Pará, irá promover à comunidade várias  atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes,
O evento será coordenado pela equipe  da Unidade, com o apóio da Secretaria Municipal de Saúde, em nome da Srª Maria José Araújo (Secretária de Saúde).
Iniciamos nossas atividades com a divulgação junto à comunidades através dos Agentes de Saúde, da rádio local, igrejas, etc.
Programação:
Distribuição de panfletos
Palestra no Posto de Saúde do Jubim com a finalidade de conscientização
Realização de exame de glicemia
Orientação alimentar feita pelo nutricionista Sandro.
Durante todo o mês nas visitas das comunidades rurais as mesmas atividades serão desenvolvidas, Vilas Ceará,  Chácara, Albino, Monsarás, Rosário, Mangabal e Baiano.
Equipe:
Drª Fátima Monteiro
Enfª Maura Filha
Tec. Enfª Patrícia Penante e Joaquim Bastos
Agentes de Saúde
Pessoal administrativo

sábado, 5 de novembro de 2011

Penúltimo sábado do mês de novembro-Dia Nacional de Combate ao Dengue


A Lei Nº 12.235, DE 19 DE MAIO DE 2010
Institui como Dia Nacional de Combate ao Dengue o penúltimo sábado do mês de novembro, com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença



1)    O QUE É DENGUE?

A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus penetra no organismo pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.



2)    MODO DE TRANSMISSÃO

A transmissão do vírus ao homem se faz pela saliva do mosquito durante a picada da fêmea infectante.



3)    AGENTE ETIOLÓGICO:

É um arbovirus. São conhecidos atualmente quatro sorotipos do vírus.



4)    VETOR E RESERVATÓRIO NATURAL:

O Aedes aegypti é a espécie vetora mais importante no mundo. Além do vírus do dengue, esse mosquito transmite também o vírus da febre amarela. O homem é o reservatório principal e a única fonte de infecção.



5)    QUANTO TEMPO DEPOIS DE SER PICADO A DOENÇA APARECE ?

Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias. Normalmente a doença se manifesta a partir do 5° ou 6° dia.



6)    QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?

Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.



7)    O QUE DEVO FAZER SE APARECER ALGUNS DESSES SINTOMAS?

Buscar o serviço de saúde mais próximo.



8)    COMO É FEITO O TRATAMENTO DA DENGUE?

Não há tratamento específico para o paciente com o tipo de dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também, que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.

  

9)    A PESSOA QUE PEGAR DENGUE PODE MORRER?

A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problema cardíaco, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo a pessoa não corre risco de morte.



10) QUAIS OS CUIDADOS PARA NÃO SE PEGAR DENGUE?

Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos nesse local. Então, o único modo é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.



11) O QUE DEVO FAZER PARA EVITAR O MOSQUITO DA DENGUE?

Para evitar o mosquito da dengue é preciso eliminar os focos do Aedes.



12) DEPOIS DE TERMOS DENGUE, PODEMOS PEGAR NOVAMENTE?

Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda pode ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus.



13) POSSO PEGAR DENGUE DE UMA PESSOA DOENTE?

Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento.



14) EXISTE VACINA CONTRA A DENGUE?

Ainda não, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme neste propósito.

O QUE È FEBRE HEMORRÀGICA?
  • Febre Hemorrágica de dengue, segundo a OMS tem que preencher todos os quatro critérios:

  • Evidência de vazamento plasmático (hematócrito mais de 20% maior do que o esperado ou queda no hematócrio de 20% ou mais da linha de base após fluido IV, derrame pleural, ascite, hipoproteinemia).