quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dra Fátima- Cidadã Salvaterrense

Dra Fátima recebeu nesta segunda-feira,dia 27, o Título de Cidadã Salvaterrense. Em cerimônia solene na Câmara Municipal. Juntamente com os freis Salvador Aguirre e Pedro Maria Esparza. 
A Dra Fátima Monteiro, médica de nossa Unidade de Saúde, que recebeu o título das mãos de seu esposo Niedson Monteiro. 
O Presidente da Câmara, João Ribeiro “Graxa, falou " A Dra. Fátima é um caso de amor a profissão ajudando a população que a procura”.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

19 de Novembro - Dia Internacional do Homem

Apoio da Organização das Nações Unidas (ONU)  

“Os principais objetivos do Dia Internacional do Homem são: conscientizar e melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), bem como o seu bem estar social, emocional, físico e espiritual”, explica Eduardo Chakora, coordenador da área técnica de Saúde do Homem. Segundo ele, as ações buscam ainda melhorar a relação e promover a igualdade entre gêneros; destacar modelos masculinos positivos de homens no seu cotidiano; comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças e meio-ambiente; e destacar discriminação profissional contra os homens nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais e no direito. 
Os homens precisam se conscientizar de que cuidar da saúde é importante não só para eles, mas para a proteção de sua família que precisa dele e sua presença.


Dia da Consciência negra - 20 de novembro


Racismo é Burrice
Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano 
"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar" 
Racismo, preconceito e discriminação em geral; 
É uma burrice coletiva sem explicação 
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união 
Mas demonstra claramente 
Infelizmente 
Preconceitos mil 
De naturezas diferentes 
Mostrando que essa gente 
Essa gente do Brasil é muito burra 
E não enxerga um palmo à sua frente 
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente 
Eliminando da mente todo o preconceito 
E não agindo com a burrice estampada no peito 
A "elite" que devia dar um bom exemplo 
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento 
Num complexo de superioridade infantil 
Ou justificando um sistema de relação servil 
E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação 
Não tem a união e não vê a solução da questão 
Que por incrível que pareça está em nossas mãos 
Só precisamos de uma reformulação geral 
Uma espécie de lavagem cerebral 
Racismo é burrice ...
(Gabriel Pensador)


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Dia Mundial de Combate a Diabetes


Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.

Há três tipos de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
Diabetes tipo 1 – É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1 embora ocorra em qualquer idade é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.
Diabetes tipo 2 – É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequencia em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de HIPERGLICEMIA. Por ser pouco sintomática o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.
Diabetes Gestacional – A presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.
Sintomas da Diabetes
Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnostico precoce do diabetes é importante pois o tratamento evita sua complicações.
Quando presentes os sintomas mais comuns são:
1.     Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar.
2.     Sede excessiva.
3.     Aumento do apetite.
4.     Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva.
5.     Cansaço.
6.     Vista embaçada ou turvação visual
7.     Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.
No diabetes tipo 2 estes sintomas quando presentes se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos pelas pessoas. Ao contrário no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rápidamente, especialmente, urinar de maneira excessiva, sede excessiva e emagrecimento. Quando o diagnostico não é feito aos primeiros sintomas os portadores de diabetes tipo 1, podem até entrarem em coma, ou seja perderem a consciência, uma situação de emergência e grave.
Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames que esclarecerão o diagnostico.
Quem pode ter Diabetes
A maioria, próximo a 90% dos portadores de diabetes, é do tipo 2, pouco sintomática podendo passar despercebida e retardar portanto o diagnostico o tratamento e favorecer a ocorrência de complicações. A presença de uma ou mais das seguintes condições sugerem a possibilidade da presença de diabetes:
1.     Familiares próximos portadores de diabetes.
2.     Idade maior que 45 anos
3.     Excesso de peso ou obesidade
4.     Pressão Alta
5.     Colesterol elevado
6.     Mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4.0 Kg.

Texto retirado da Sociedade Brasileira de Diabetes (http://www.diabetes.org.br/)


domingo, 11 de novembro de 2012

COMUNIDADES EM APÓIO AO AUTISMO

Pessoal entrem nestas comunidades e vejam o esforços que elas fazem para transmitir conhecimento sobre Autismo.
  • Mundo Autista
     http://www.facebook.com/mundoautista10
  • Estou Autista
     http://www.facebook.com/estouautista
  • Grupo Asperger Brasil
        http://www.facebook.com/Autismo.Asperger.Brasil
  • http://www.facebook.com/groups/grupoaspergerbrasilhttp://www.facebook.com/groups/AutismoUnaFormaParticulardeSer/
        http://www.facebook.com/groups/AutismoUnaFormaParticulardeSer/
  • Nuestro Mundo
      http://www.facebook.com/carolina09ZA



Entre outos....

Síndrome de Asperger



A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.
Entre as características mais comuns podemos destacar:
  • Défice de comportamento social;
  • Interesses limitados;
  • Comportamentos rotineiros;
  • Peculiaridade do discurso e da linguagem;
  • Perturbação na comunicação não verbal;
  • Descoordenação motora.
Como consequência destas dificuldades os portadores de Síndrome de Asperger acabam por se isolar e limitar os seus interesses a determinados temas assuntos, atitude que prejudica ainda mais a sua relação com o outro. Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores de Síndrome de Asperger afectando maioritariamente os rapazes.
O Diagnóstico precoce é essencial para proporcionar aos portadores, os recursos necessários e a que têm direito que lhes permitam atingir o seu potencial, o qual muitas vezes é extraordinário, como pessoas verdadeiramente integradas na sociedade.
Acolher a Diferença e aceitá-la como um desafio é Missão de cada um de nós!

Texto extraído da página do ASPA (Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger)
www.aspa.org.pt

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Círio da Vila de Jubim - 28/10/2012

No domingo se realizou o Círio de N. Sra. de Nazaré, na nossa Vila de Jubim. As famílias jubienses se reuniram na força de fé em Nossa Senhora e percorreram em procissão as nossas ruas neste domingo ensolarado, cantando, agradecendo aos pedidos alcançados e depois reunindo-se em suas casas para o almoço tradicional. Na noite anterior houve a procissão da transladação com muitos fogos coloridos com saída da igreja da vila e chegada na capelinha da praia.