terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Síndrome de Asperger: Um Mundo Muito Especial: Divã do Faustão: Confusão Geral!

Síndrome de Asperger: Um Mundo Muito Especial: Divã do Faustão: Confusão Geral!: E ontém explodiu mais uma bomba: mais desinformação e deserviço para um assunto que ninguém entende bem. Tudo começou com o assasino de Co...

sábado, 8 de dezembro de 2012

A importância da orientação sexual na adolescência

Nesta quinta-feira, na Vila de Monsarás, realizou-se uma palestra "Importância da orientação Sexual na Adolescência". Com o objetivo de conscientizar a população adolescente e seus responsáveis sobre a importância dos conhecimentos sobre os tipos de prevenção da gravidez, das doenças que podem vir com a atividade sexual sem prevenção, das consequências da gravidez na adolescências, e também a importância da família. Durante todo o evento a equipe do PSF, tiveram a oportunidade de participar diretamente com respostas de perguntas da comunidade e a distribuição de materiais informativos sobre prevenção e fatores de riscos. No final a distribuição de um lanche. Aproveitando a oportunidade a equipe de saúde bucal reuniu as crianças e fez aplicação de flúor no posto de saúde da vila.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

04 de Dezembro - Niver D. Maria do Carmo

Chamada por todos nós do posto como Dona Maroca.
Mulher de fibra, amiga, batalhadora, mãe amada, enfim, um anjo que Deus enviou para nossas vidas.
Posso mais dizer, nós te amamos.

Um sol em nossas vidas 
   Uma flor amada

03 de dezembro dia internacional do deficiente físico


Trabalho, educação, reabilitação e diversão estão garantidos na Constituição
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, criou um programa que visa atender as necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico, para que pudessem conscientizar, comprometer e fazer com que programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o mundo.
Podemos considerar como deficiência física, quando alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades.
Com o passar dos anos, a deficiência passou a ser vista como uma necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos diferenciados e especiais para viver com dignidade. Sabemos que isso não acontece, pois o mundo não é adaptado para essas pessoas, que sofrem muito em seu dia a dia.
Construir rampinhas nas ruas é uma forma de mascarar o verdadeiro tratamento que os mesmos deveriam receber. Além destas, em nosso meio social deveria existir leitura em braile para atender os deficientes visuais; acesso aos ônibus e lugares públicos aos cadeirantes; que a população aprendesse a conversar na linguagem de libras, para atender os surdos/mudos; além de planos governamentais voltados para a saúde e reabilitação dessas pessoas, visando amenizar suas dificuldades bem como capacitá-las para a vida social, para o exercício da cidadania.
As escolas deveriam ter profissionais preparados para lidar com as limitações, assumindo maior compromisso com a formação dos professores, coordenadores e diretores, que muitas vezes não sabem como lidar com as necessidades especiais. É dever da escola promover conhecimento a fim de garantir o aprendizado de uma profissão, dando-lhes garantia e dignidade para o futuro.
Não adianta afirmar que a sociedade não está preparada. Passou da hora de arregaçarmos as mangas e tratar os portadores de necessidades especiais como pessoas normais, pois são normais embora tenham algumas limitações. Todas as pessoas são diferentes, assim como a cor dos olhos, dos cabelos, a raça, enfim, existem aquelas que apresentam as diferenças físicas, mas que são pessoas como outra qualquer.
Tratá-las com indiferença ou com desrespeito são formas de preconceito, previsto na Constituição do Brasil, assim como é direito desses estar incluídos na sociedade, pois são produtivos e capazes.
Podemos nos certificar das capacidades dos portadores de necessidades especiais nos jogos paraolímpicos, onde os mesmos atingem recordes e conquistam várias medalhas. Participam de várias modalidades esportivas, como atletismo, futebol, natação, basquete, dentre outras.
A sociedade já mudou muito nos últimos anos em relação às necessidades especiais, mas ainda temos muito que melhorar. Hoje em dia podemos ver essas pessoas trabalhando em empresas, como supermercados, lanchonetes, restaurantes, farmácias, escolas, pois a lei obriga que um percentual dos funcionários sejam portadores de necessidades especiais, como forma de garantir-lhes oportunidades no mercado de trabalho.
Dessa forma têm assegurado a integração social além de conviverem com valores de igualdade de oportunidades. Mas será que isso realmente acontece? Pensem nisso!
 Retirado do site:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-internacional-do-deficiente-fisico.htm

sábado, 1 de dezembro de 2012

Dia Mundial do Combate contra a AIDS

O dia 1o de dezembro foi criado para alertar a população mundial e conscientizar de que como é importante a prevenção.

O tema da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, deste ano, irá destacar a importância de se realizar o teste rápido do HIV, tendo como porta-vozes pessoas que vivem com HIV/aids.

O teste está disponível em nossa Unidade de Saúde do Jubim, pode ser realizado por qualquer pessoa que assim queiram. O mesmo é realizado nas grávidas do pré-natal.
Por isso o público alvo é a população em geral.




REDE CEGONHA

Documento orienta implantação dos testes rápidos de HIV e sífilis na Atenção Básica

O documento Orientações para Implantação dos Testes Rápidos de HIV e sífilis na Atenção Básica, iniciativa do Ministério da Saúde elaborada em articulação pelas Secretarias de Atenção em Saúde(SAS) e Vigilância em Saúde (SVS), tem o objetivo de orientar e subsidiar gestores e trabalhadores da saúde na implantação dos testes rápidos com responsabilidades dos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
As informações sobre o processo de implantação dos testes rápidos e a organização do fluxo de trabalho foco apresentadas no documento deve ser utilizadas por todos os profissionais envolvidos no atendimento das gestantes e bebês, aprimorando a qualidade da atenção no pré-natal e puericultura.

SÍNDROME DE DOWN-MS lança cartilha voltado às equipes multiprofissionais


SÍNDROME DE DOWN
MS lança cartilha voltado às equipes multiprofissionais

O Ministério da Saúde lança as Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down. O documento foi construído ao longo de cinco meses com a colaboração de entidade sociais e especialistas. Deste documento foi elaborada uma versão simplificada, denominada de Cuidados de Saúde às Pessoas com Síndrome de Down, elaborada em parceira com jovens que têm Síndrome de Down para que tivesse uma linguagem acessível para este público.
Voltado às equipes multiprofissionais do SUS para o cuidado à saúde da pessoa com Síndrome de Down, a proposta desse documento é qualificar e humanizar o atendimento desde os primeiros dias de vida do paciente, alertando sobre as patologias que têm maior prevalência e os principais cuidados para garantir o desenvolvimento saudável.
No documento há informações que ajudam o profissional a identificar as características físicas da Síndrome de Down como pregas palpebrais oblíquas para cima, base nasal plana, face aplanada, protusão lingual, cabelo fino entre outros. Essas informações são importantes uma vez que a presença isolada de uma das características listadas no documento não confirma o diagnóstico. A análise genética, o cariótipo, complementa o diagnóstico.