sábado, 5 de novembro de 2011

Penúltimo sábado do mês de novembro-Dia Nacional de Combate ao Dengue


A Lei Nº 12.235, DE 19 DE MAIO DE 2010
Institui como Dia Nacional de Combate ao Dengue o penúltimo sábado do mês de novembro, com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença



1)    O QUE É DENGUE?

A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus penetra no organismo pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.



2)    MODO DE TRANSMISSÃO

A transmissão do vírus ao homem se faz pela saliva do mosquito durante a picada da fêmea infectante.



3)    AGENTE ETIOLÓGICO:

É um arbovirus. São conhecidos atualmente quatro sorotipos do vírus.



4)    VETOR E RESERVATÓRIO NATURAL:

O Aedes aegypti é a espécie vetora mais importante no mundo. Além do vírus do dengue, esse mosquito transmite também o vírus da febre amarela. O homem é o reservatório principal e a única fonte de infecção.



5)    QUANTO TEMPO DEPOIS DE SER PICADO A DOENÇA APARECE ?

Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias. Normalmente a doença se manifesta a partir do 5° ou 6° dia.



6)    QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?

Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.



7)    O QUE DEVO FAZER SE APARECER ALGUNS DESSES SINTOMAS?

Buscar o serviço de saúde mais próximo.



8)    COMO É FEITO O TRATAMENTO DA DENGUE?

Não há tratamento específico para o paciente com o tipo de dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também, que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.

  

9)    A PESSOA QUE PEGAR DENGUE PODE MORRER?

A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problema cardíaco, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo a pessoa não corre risco de morte.



10) QUAIS OS CUIDADOS PARA NÃO SE PEGAR DENGUE?

Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos nesse local. Então, o único modo é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.



11) O QUE DEVO FAZER PARA EVITAR O MOSQUITO DA DENGUE?

Para evitar o mosquito da dengue é preciso eliminar os focos do Aedes.



12) DEPOIS DE TERMOS DENGUE, PODEMOS PEGAR NOVAMENTE?

Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda pode ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus.



13) POSSO PEGAR DENGUE DE UMA PESSOA DOENTE?

Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento.



14) EXISTE VACINA CONTRA A DENGUE?

Ainda não, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme neste propósito.

O QUE È FEBRE HEMORRÀGICA?
  • Febre Hemorrágica de dengue, segundo a OMS tem que preencher todos os quatro critérios:

  • Evidência de vazamento plasmático (hematócrito mais de 20% maior do que o esperado ou queda no hematócrio de 20% ou mais da linha de base após fluido IV, derrame pleural, ascite, hipoproteinemia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário