domingo, 6 de novembro de 2011

Aja Pelo Diabetes. Agora.

2011 é o terceiro ano da campanha Diabetes: Educar Para Prevenir, escolhida para o período 2009-2013.

Este ano é um marco para os mais de 300 milhões de pacientes com diabetes. Com a primeira Reunião Geral das Nações Unidas que abordará as Doenças Silenciosas, em setembro, o Dia Mundial do Diabetes fornecerá a base para as decisões e os resultados provenientes dessa ação. O Dia Mundial do Diabetes também dará um incentivo e inspiração para a comunidade de diabetes no Diabetes World Congress, que acontece em dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O slogan escolhido para a campanha deste ano é: Aja Pelo Diabetes. Agora.

Onde é Celebrado?

O Dia Mundial do Diabetes é divulgado em todo o mundo em mais de 160 países e territórios.

No Brasil, as ações são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Todos os anos, recebemos fotos, vídeos, cartazes, material de iniciativas promovidas de Norte a Sul do Brasil. Cada local usa os recursos disponíveis para disseminar informações importantes para ajudar a controlar e prevenir o diabetes, além de educar a população em geral.

Os objetivos para este ano são:

- Encorajar os governos a programar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações;
- Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações;
- Explicar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações;
- Chamar a para os sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce;
- Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2;
- Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.

Como Participar?

A comunidade global do diabetes, incluindo a SBD, associações e organizações de diabetes, ONGs, secretarias de saúde, sociedade civil, pacientes, população em geral e empresas têm desenvolvido uma extensa gama de atividades, adaptadas a uma variedade de grupos. Isso inclui:

- Participação em programas de rádio e televisão;
- Promoção de eventos desportivos;
- Eventos gratuitos sobre o diabetes e suas complicações;
- Reuniões de informação pública;
- Campanhas de cartazes e folhetos;
- Workshops e exposições;
- Reportagens e artigos em jornais e revistas;
- Eventos para crianças e adolescentes;
- Iluminação de monumentos;
- Círculos azuis humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário