domingo, 20 de novembro de 2011

Você sabe por que dia 20 de novembro é o dia da consciência negra?


No dia 10 deste mês, a presidente Dilma Rousseff, assinou a lei 12.519, que decretou o dia 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Esse dia  sempre é lembrado pelos movimentos sociais do Brasil , foi oficialmente instituídao .
Zumbi dos palmares morreu nesse dia e foi um grande homem que sempre lutou por um mundo justo de igualdade, entre as raças, onde sempre será lembrado como um símbulo da resistência negra contra a escravidão. 
No município de União de Palmares, no interior de Maceió, o  negro Zumbi , também chamado por todos de Ganga Zumba,  lutava para defender a liberdade de uma raça. No dia 20 de novembro de 1695, foi assassinado no Quilombo dos Palmares e, na Serra da Barriga, e por esse motivo foi criada a República Livre dos Palmares.
De acordo com o Censo do IBGE de 2010 a população negra brasileira é de cerca de  7,6% , ou seja, são 15 milhões de pessoas.
Nossos jovens afrodescendentes também são em grande número. Sendo que cerca de 24 milhões de jovens afrodescendentes vivem na América Latina.

Zumbi é considerado o herói da raça negra do Brasil e do povo brasileiro, transformando-se no grande ícone da força negra. A comemoração desta data é importante para ecoar em todo país o grito de liberdade, justiça, cidadania e inclusão social. Todos deveriam refletir sobre a consciência negra e a melhor forma é valorizando nossa cultura. É importante priorizar a eliminação da inferiorização do negro diante da sociedade. Neste dia de comemoração é feriado em mais de 225 municípios, segundo a Secretaria Especial de Política de Promoção de Igualdade Racial.
Publicado por Monica Buonfiglio (Monica Buonfiglio-Terra-canal esotérico)
Entre quarta-feira (16) e sábado (19), foi realizado em Salvador, capital da Bahia, o Afro XXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes.
O encontro, que contou com a presença de Dilma, reuniu representantes de países sul-americanos, caribenhos e africanos para debater e aprovar a Declaração de Salvador. O documento contém diretrizes para o combate ao racismo e ações afirmativas de reparação para as populações afrodescendentes.
publicado em 20/11/2011 às 06h04 (portal r7.com)
"Nosso país cheio de negros e com uma consciência ainda hoje de um racismo velado" Drª Fátima Monteiro
Negra, médica, 46 anos e consciente disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário